quarta-feira, 30 de abril de 2008

Resenha do livro:Técnicas de comunicação escrita

Em um livro cheio de dicas, indicado a pessoas que gostam de português, e querem se aprofundar um pouco mais nas maneiras corretas de comunicação, o escritor Izidoro Blikinstein, Professor titular de Lingüística e Semiótica na Universidade de São Paulo e Professor de Comunicações Empresariais na Fundação Getúlio Vargas, dedicou-se a mostrar algumas das Técnicas de Comunicação Escrita(Série Princípios, 103 páginas), para esclarecer uma questão básica: o que é escrever bem?
O livro gira em torno de um gerente apressado, que manda um email para sua secretária cheio de falhas de sintaxe, de pontuação, de vocabulário, e até de ortografia, fazendo com que a idéia que ele tinha não fosse transmitida à ela de forma correta causando uma grande confusão. O autor mostra onde o patrão errou ao redigir o bilhete, e como ele deveria ter escrito de maneira correta, para que a secretária não tivesse que “interpretá-lo” ao lê-lo. A partir daí o escritor começa a mostrar que comunicar bem ou, em nosso caso, escrever bem não é luxo, nem exibicionismo, nem ostentação esnobe de conhecimentos gramaticais. Na medida em que pode propiciar respostas necessárias à sobrevivência, é claro que a comunicaçao desempenha uma função vital para o ser humano. No fim do livro, o autor coloca um vocabulário crítico e faz uma “receita” onde coloca os principais tópicos do livro.
O autor ensina pelo exemplo.Tem a sensibilidade para mostrar detalhes que ás vezes deixamos passar ao escrever, como quando nos mostra que não é com maus modos,com secura ou aspereza que vamos atrair a simpatia dos outros, a comunicação escrita deve ser agradável, suave e persuasiva. Se utiliza da repetição para deixar bem fixas as técnicas que ensina. Seu livro é um exemplo claro de tudo o que ele diz, todas as regras que ele ensina no livro foram utilizadas na hora em que ele redigiu o mesmo. Com Izidoro percebemos facilmente que o conhecimento da gramática é apenas um dos meios para chegarmos a uma comunicação correta, mas não é um fim em si mesmo. Ele atingiu seus objetivos, passando suas idéias e inovando com exemplos que prendem a atenção do leitor.

Nenhum comentário: