quinta-feira, 5 de junho de 2008

Aulas dos dias 02 e 04/06

Nessa semana os alunos deram continuidade nas apresentações dos seminários sobre Gêneros Textuais. Também houve a entrega da resenha do livro O Segredo de Luísa .E por fim foi feito um breve comentário sobre o livro pelo Professor, onde ele citou algumas qualidades do livro.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Aulas dos dias 26 e 28/05

Essa semana nós resolvemos uma ficha de revisão sobre Concordância Verbal, Regência Verbal e Nominal.Também começaram as apresentações dos seminários sobre Gêneros Textuais,e entregamos o parecer técnico-administrativo que nos foi pedido.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Aulas dos dias 19 e 21/05

Essa semana aprendemos a fazer Ata e Parecer.
O professor passou um trabalho,onde teremos que
pesquisar um parecer de uma empresa de auditoria
financeira ou elaborar um parecer técnico-financeiro.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Aulas dos dias 12 e 14/05

Nessa semana, aprendemos a fazer:
•Ofício: é uma correspondência externa usada principalmente pelos órgãos de governo e autarquias para prestar informação, comunicar um fato, realizar um pedido.
•Requerimento: é um documento de solicitação específica pelo qual uma pessoa física ou jurídica requer algo a que tem direito ou acredita tê-lo, concedido por lei, decreto etc.
Foi pedido pelo professor que a turma fizesse um exemplo de cada gênero textual administrativo aprendido.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Aulas dos dias 05 e 07/05

Essa semana aprendemos o que é um artigo acadêmico.
O professor pediu que escrevêssemos a estrutura interna do texto:
Emprego Industrial no Brasil – Situação Atual e Perspectivas para o futuro,
também analisamos algumas crônicas postadas nos blogs do pessoal da minha
turma.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Crônica

Estudar para ter uma vida melhor, ter dinheiro e ser feliz. É o que vivem nos dizendo todos os dias, desde que nascemos. Isso é bobagem porque no Brasil se for bom de bola, ganha dinheiro; Se for bonita, entra num reallity show, pousa nua e ganha dinheiro; se for uma cara de sorte, tira uma bolada na mega sena e ganha muuuito dinheiro. Enfim, por essas e outras razões é que não se deve perder tempo deixando de curtir um fim de semana simplesmente porque está estudando para uma prova, enquanto poderia estar numa festinha conhecendo o filho de alguém importante e tendo a chance de namorá-lo para ter um filho com ele e garantir seu futuro. Por isso “vamo simbora prum bar”!

Resenha do livro:Técnicas de comunicação escrita

Em um livro cheio de dicas, indicado a pessoas que gostam de português, e querem se aprofundar um pouco mais nas maneiras corretas de comunicação, o escritor Izidoro Blikinstein, Professor titular de Lingüística e Semiótica na Universidade de São Paulo e Professor de Comunicações Empresariais na Fundação Getúlio Vargas, dedicou-se a mostrar algumas das Técnicas de Comunicação Escrita(Série Princípios, 103 páginas), para esclarecer uma questão básica: o que é escrever bem?
O livro gira em torno de um gerente apressado, que manda um email para sua secretária cheio de falhas de sintaxe, de pontuação, de vocabulário, e até de ortografia, fazendo com que a idéia que ele tinha não fosse transmitida à ela de forma correta causando uma grande confusão. O autor mostra onde o patrão errou ao redigir o bilhete, e como ele deveria ter escrito de maneira correta, para que a secretária não tivesse que “interpretá-lo” ao lê-lo. A partir daí o escritor começa a mostrar que comunicar bem ou, em nosso caso, escrever bem não é luxo, nem exibicionismo, nem ostentação esnobe de conhecimentos gramaticais. Na medida em que pode propiciar respostas necessárias à sobrevivência, é claro que a comunicaçao desempenha uma função vital para o ser humano. No fim do livro, o autor coloca um vocabulário crítico e faz uma “receita” onde coloca os principais tópicos do livro.
O autor ensina pelo exemplo.Tem a sensibilidade para mostrar detalhes que ás vezes deixamos passar ao escrever, como quando nos mostra que não é com maus modos,com secura ou aspereza que vamos atrair a simpatia dos outros, a comunicação escrita deve ser agradável, suave e persuasiva. Se utiliza da repetição para deixar bem fixas as técnicas que ensina. Seu livro é um exemplo claro de tudo o que ele diz, todas as regras que ele ensina no livro foram utilizadas na hora em que ele redigiu o mesmo. Com Izidoro percebemos facilmente que o conhecimento da gramática é apenas um dos meios para chegarmos a uma comunicação correta, mas não é um fim em si mesmo. Ele atingiu seus objetivos, passando suas idéias e inovando com exemplos que prendem a atenção do leitor.

domingo, 27 de abril de 2008

Aulas dos dias 21 e 23/04

Foram divulgadas as notas e as respostas corretas da primeira avaliação da disciplina de português instrumental.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Aulas de português dos dias 14 e 16/04

Nessa segunda-feira, entregamos a resenha sobre o livro de Isidoro Blikstein e realizamos nossa primeira avaliação escrita. Na quarta-feira, tivemos aula sobre verbos, contextualizando no caso de Isabella Nardoni.

domingo, 13 de abril de 2008

Aulas de português dos dias 07 e 9/04

Essa semana respondemos exercícios sobre coesão textual e reescrevemos de forma correta algumas pérolas do vestibular.Além disso fizemos um debate sobre o livro “técnicas de comunicaçao escrita”, Izidoro Blikinstein,que servirá para a construção de uma resenha que deve contemplar todo o livro e ser entregue ao professor.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Sinopse

Awake-A vida por um fio
(Joby Harold,Estados Unidos,2008)
Drama - 14 anos - 84 min

Durante uma cirurgia,Clay encontra-se num estado de "consciência anestésica", em que percebe o que acontece à sua volta, mas não consegue falar ou se mover devido aos sedativos. Nesse momento, descobre que há uma conspiração que envolve sua mulher(Jessica alba),seu médico e sua mãe.O diretor Joby Harold,mostra de uma maneira surpreendente como as pessoas podem se enganar e perceber que não conhecem nem um pouco aqueles em que confiam.

domingo, 6 de abril de 2008

Aula de português do dia 02/04

Essa semana tivemos uma discursão de como se deve fazer uma resenha, as características e propriedades. Também aprendemos a construir uma sinopse(que é um tipo de resenha).

domingo, 30 de março de 2008

Aulas de português dos dias 23 e 26/03

Nesta semana,discutimos sobre a conjugação do verbo na terceira pessoa do singular (verbos com terminação "ir" no presente do indicativo, quando conjugados na terceira pessoa do singular tem como última letra "i").E também os três conceitos da gramática no estudo da língua: a gramática Normativa,a gramática Descritiva,e a gramática Internalizada.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Variação linguística e ensino de língua materna

A língua não é algo rígido,mas algo que se modifica com o passar do tempo,em função das alterações sócio-culturais de cada comunidade linguística e,a consciência de forças que entram em jogo nessa alteração.Mas,ao mesmo tempo,tachamos os usos característicos de cada variedade como certos ou errados.Isso representa um preconceito porque não existe português certo e errado:todas as variedades são igualmente eficazes em termos comunicacionais nas situações em que são de uso esperado e apropriado. O que há na verdade são modalidades de prestígio e modalidades desprestigiadas em função do grupo social que as utiliza.
Podemos ter dois tipos de variedades linguísticas:dialetos(que se subdivide em territorial;social;idade;sexo,geração e função) e os registros(subdivididos em grau de formalismo,modo e sintonia).Sem dúvida essa classificação é uma das muitas possíveis,mesmo porque,não é tarefa fácil descrever de forma adequada e simples os vários planos de variação linguística,bem como as inúmeras superposições que acontecem entre eles e que de certa forma tornam qualquer classificação mais ou menos arbitrária.